OFICINA DE DANÇAS BRASILEIRAS
No sábado 13 de setembro as 17h teremos uma oficina de Danças Brasileiras com Sarah Massignan e André Farias.
Na oficina se ensina danças populares com música ao vivo realizada por um professor de percussão. Os ritmos trabalhados são de origem bantu (etnia africana) e as danças apresentadas aos participantes são da cultura popular Afro-brasileira, como o Afoxé e o samba de roda. As etapas da oficina são: 1- aquecimento corporal e vocal, com brincadeiras da cultura popular; 2- didática corporal dos ritmos trabalhados; 3- vivência em roda das manifestações apresentadas.
Sarah é Dançaterapeuta formada pelo Centro Internacional de Dançaterapia Maria Fux (reconhecido pela UNESCO). Estudou danças africanas com Fanta Konate (Guiné Konakri) e Modou Diatta (Senegal) aprofundando sua pesquisa sobre a cultura popular afro-brasileira e suas raízes. Atualmente ministra aulas na CED de Dançaterapia, Danças Populares Afro-Brasileiras e a Dança Ímpar Power.
André é o idealizador, pesquisador e educador do “Oficina do Ritmo” que é um centro de pesquisa e ensino do ritmo nas suas mais variadas formas de expressão. Com uma metodologia própria, fundamenta-se nos pilares da cultura popular afro-indígena-brasileira e na ideia das multidimensões do ritmo, possibilitando a interconexão entre elas. Possui ampla experiência tanto tocando em diversos espaços quanto ministrando oficinas e é integrante do Afoxé Amigos de Katendê e da Associação de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô.
Esta oficina é realizada com o apoio do programa de extensão Núcleos Comunitários de Cultura do CEART – UDESC.