No dia 30 de agosto as crianças da Escola Januária da Silveira no Campeche receberam o projeto “Viramundo” com a contação “Histórias da Nossa Gente. O responsável pelo projeto é o educador, produtor, e contador Leomir Bruch.
As sessões ocorreram no período matutino e no período vespertino, contemplando todas/os alunas/os da escola e professoras, num total de 150 espectadores.
A parceria da Bilica com a escola tem como objetivo fomentar novos leitores para a Biblioteca Comunitária, além também da formação de público. Através do Projeto de Extensão Udesc/Ceart, Núcleos Comunitários de Cultura – ano 8.
Sinopse: Você já ouvir falar de um tal de JOÃO CINZENTO? Ou, quem sabe, conhece a fama de um tal VAQUEIRO QUE NÃO SABIA MENTIR? Cafute & Pena-de-Prata e Pedro Pedroca? Essas histórias e personagens são evocadas e nos transportam ao fantástico da cultura popular oral brasileira e do universo mágico da literatura infanto-juvenil. Nelas, os personagens nos conduzem a lestes e outros oestes do imaginário coletivo. A magia de uma viola encantada; a honestidade de um vaqueiro; a força da filha do fazendeiro; a princesa rã, personagens presentes nessas e em outras dezenas de histórias da nossa tradição oral. Repletas de encantamentos, viagens e mistérios, as narrativas que constroem o espetáculo “Histórias da nossa gente” possibilitam o resgate de nossas narrativas tradicionais e a ressignificação do imaginário popular brasileiro.
O projeto Núcleos Comunitários de Cultura, ano 08 ainda contemplará uma outra contação de histórias para as crianças desta mesma escola e uma oficina para as professoras.
Confira as fotos de Renna Costa: