Bilica realiza oficina com educadoras

No dia 06 de outubro os integrantes da Trupitan, Dimi Camorlinga e Esha Prem retornaram a Escola Estadual Januária Teixeira da Rocha, no Campeche para realizar atividades com as educadoras da escola. A oficina  “O brinquedo e o brincar: construindo a brincadeira”  buscou estimular o estado do brincar no ensino da construção de brinquedos artesanais e de brincadeiras que facilmente poderão ser realizadas em sala de aula juntos aos  alunos e alunas.

A oficina foi dividia em dois momentos:  o primeiro a partir da construção da boneca Abayomi e da mandala Olho de Deus, demonstrou a importância da manipulação de materiais simples para a criação e expressão artísticas, bem como o desenvolvimento da coordenação motora fina.  A segunda parte da oficina buscou o resgate de brincadeiras cantadas e dançadas que fazem parte da
cultura popular e da infância, como a ciranda de roda e o cacuriá.

Confira as fotos:

Fotos: Renna Costa

Trupitan leva histórias afro-ameríndias para a escola

No dia 03 de outubro a Trupitan visitou a Escola Januária Teixeira da Rocha para apresentar histórias, brinquedos e brincadeiras, das culturas afro-indígenas brasileiras. A ação envolveu um espetáculo de contação de histórias, brincadeiras cantadas e confecção de brinquedos, entrelaçando contar, fazer e brincar. Transitando por este universo cultural, o grupo convidou as crianças à embarcarem e navegarem juntos por três estações.

Na primeira estação foi apresentando a contação de histórias KAUANA – guardião dos segredos: cantos e contos afro-indígenas. No trabalho são narrados mitos e histórias da tradição oral, em que os  brincantes recriam um clima de festa popular, apresentadas com cantos e músicas executadas ao vivo.

A segunda estação foi a demonstração de confecção de um brinquedo: a boneca ABAYOMI. Apresentada a partir de breve histórico de como nasceu a esta boneca de pano de origem africana, preparando as crianças para adentrar no universo deste brinquedo. O grupo deixou na escola os materiais para que cada aluna/o confeccione em sala de aula a sua própria Abayomi com a ajuda das educadoras, apropriando-se de seu significado durante este processo.

Na última e terceira estação foram acionadas as brincadeiras cantadas. Onde as crianças puderam vivenciar uma serie de brinquedos, como o cacuriá e a ciranda de roda, de maneira festiva celebrando o encontro e a vida.

Fotos: Renna Costa

É 10! Confira como foi o aniversário da Bilica

A Biblioteca Livre do Campeche completou no ano de 2017 10 anos de (r)existência na comunidade do Campeche. Para comemorar aconteceu na tarde do sábado, 02 de setembro em uma festa para crianças, adultos e anciões do bairro.

A festa contou com as apresentações da peça “Radiofonia: Festa no Céu”, realizada pelas crianças da turma de teatro, conduzidas pelos educadores Juliana Freitas e Jhonatan Carraro ,  o grupo de boi-de-mamão Arreda-Boi da comunidade da Barra da Lagoa, e o grupo musical Gira Coro, do Campeche.

Para finalizar a comemoração um lanche coletivo para todes e os parabéns com o já tradicional bolo de abacaxi com coco.

Confira as fotos:

Fotos: Jeniffer Jacomini, Renna Costa e Tereza Franzoni

BILICA na Escola

Na próxima semana as histórias mais uma vez irão ser compartilhadas na Escola Januária Teixeira da Rocha. Desta vez quem se apresenta é a TRUPITAN com espetáculo-brincadeira KAUANA guardião dos segredos: cantos e contos afro-indígenas.

Esta atividade é uma realização do Projeto de Extensão Ceart/UDESC: Núcleos Comunitários de Cultura, ano 8.