Trupitan leva histórias afro-ameríndias para a escola

No dia 03 de outubro a Trupitan visitou a Escola Januária Teixeira da Rocha para apresentar histórias, brinquedos e brincadeiras, das culturas afro-indígenas brasileiras. A ação envolveu um espetáculo de contação de histórias, brincadeiras cantadas e confecção de brinquedos, entrelaçando contar, fazer e brincar. Transitando por este universo cultural, o grupo convidou as crianças à embarcarem e navegarem juntos por três estações.

Na primeira estação foi apresentando a contação de histórias KAUANA – guardião dos segredos: cantos e contos afro-indígenas. No trabalho são narrados mitos e histórias da tradição oral, em que os  brincantes recriam um clima de festa popular, apresentadas com cantos e músicas executadas ao vivo.

A segunda estação foi a demonstração de confecção de um brinquedo: a boneca ABAYOMI. Apresentada a partir de breve histórico de como nasceu a esta boneca de pano de origem africana, preparando as crianças para adentrar no universo deste brinquedo. O grupo deixou na escola os materiais para que cada aluna/o confeccione em sala de aula a sua própria Abayomi com a ajuda das educadoras, apropriando-se de seu significado durante este processo.

Na última e terceira estação foram acionadas as brincadeiras cantadas. Onde as crianças puderam vivenciar uma serie de brinquedos, como o cacuriá e a ciranda de roda, de maneira festiva celebrando o encontro e a vida.

Fotos: Renna Costa