Projeto: Contando e cantando histórias: ações culturais na Biblioteca Livre do Campeche

 Apoio do Sistema Nacional deBibliotecas Públicas, da Fundação Bibliotecas Nacional e do Ministério da Cultura.

 A BILICA- Biblioteca Livre do Campeche – recebeu através do edital de seleção pública nº 01/2013/snbp um prêmio de apoio às bibliotecas comunitárias e pontos de leitura – 2013. O projeto contemplado: Contando e cantando histórias: ações culturais na Biblioteca Livre do Campeche, visa manter atividades culturais que a Biblioteca já vem realizando.

As principais atividades consistem em ações culturais como contação de histórias, sessões de cinema, oficinas artísticas e musicais para dinamizar o espaço da Biblioteca visando ampliar o público leitor e consolidar a BILICA como centro cultural na comunidade.

Desde maio de 2014 a Bilica mantém através deste projeto a oficina de canto-coral Giracoro, regido pela musicista e maestrina Ive Luna. A oficina acontece todas as 2ºfeiras das 18:30 às 22:30. A mesma se divide em três momentos: ensaios específicos de naipes, ensaios gerais e ensaios instrumentais. Uma vez por mês o grupo também realiza um ensaio dançante.

Em junho, de 2014 o Giracoro, realizou uma seresta na comunidade do Pantano do Sul e tem já algumas saídas e apresentações marcadas para o início deste segundo semestre.

A partir de agosto de 2014 iniciarão através deste projeto, contações de histórias e sessões de cine clube mensais. Sempre no ultimo sábado do mês, às 16 horas.

Serão também realizadas visitas e sessões de histórias agendadas na Biblioteca para os alunos da escola – EEB Januária Teixeira da Rocha – que fica aqui na comunidade do Campeche.

As sessões de cineclube contarão com curtas metragens da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, mais uma parceira da Bilica.