Aconteceu! Primeiro semestre da Oficina de Teatro 2017

A Oficina de Teatro para Crianças encerrou no dia 27 de junho suas atividades do primeiro semestre. As aulas foram realizadas todas às terças-feiras, com carga horária de duas horas (15h-17h), em um total de 16 encontros.

Momento de histórias em volta do fogo, simbolizado pela vela

Com o foco de ampliar o repertório do teatro através de jogos e exercícios cênicos, a oficina neste ano tem como objetivo trabalhar a linguagem da rádio-teatro com as crianças.

ABRINDO A ESCUTA: Exploração sonora com instrumentos musicais

Desta maneira a relação e exploração do som foi um dos elementos centrais destes encontros. Experimentações sonoras com instrumentos musicais, exercícios de ritmo-tempo-marcação, brinquedos cantados e o contação de histórias foram estimuladas pelas arte-educadoras e bolsistas de extensão da UDESC.

Dentre estes encontros semanais, que reunia um grupo de 13 crianças entre 06 e 12 anos, um deles, no dia 23 de maio foi a participação no FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação, onde acompanhadas das educadoras, pais e mães acompanharam a atividade no Teatro Ademir Rosa (CIC) a peça “Ananse e o Baú de Histórias” com o Coletivo Cênico Sombreiro Andante (Rio de Janeiro/RJ).

Registro da ida do grupo de crianças e pais ao Teatro do CIC durante o FITA

Em maio e junho, respectivamente, foram realizadas duas atividades extra oficina. Uma foi a participação no Cine Clube do Círculo Artístico Teodora, com a ideia de fortalecer os movimentos e espaços culturais da comunidade do Campeche. Na ocasião as crianças assistiram o clássico do cinema “O Gordo e O Magro”.

O QUE EXISTIA ANTES DE VOCÊ NASCER? Exercício à partir de imagens

A segunda participação foi na Oficina Intensiva de Teatro na UDESC. A iniciativa existe desde 2004 e faz parte do programa de extensão Teatro e Comunidade, sendo o evento organizado pelos membros do Núcleo de Formação de Facilitadores (Fofa), sob a coordenação da professora Márcia Pompeo. O nosso grupo de teatro da Bilica foi convidado para participar desta atividade, que ocorreu nos dias 3 e 4 de junho, junto a outros grupos de teatro comunitário da cidade. Participando de um ciclo de 3 oficinas: “Hip-Hop”, com Franco do Coletivo NEGA (SC), “Ver Julgar e a Agir” com o Cristovão do Abismo Teatro de Grupo, de Joinville (SC), e “Teatro em hospital, asilos e presídios” com os alunos da Universidade de Michigan (EUA).

A Oficina Intensiva possibilitou às crianças diferentes práticas que propiciaram uma ampliação dos recursos técnicos e estéticos da linguagem artística, além de uma a troca de experiência entre diversos grupos de teatro comunitário.

A oficina entrou em recesso no dia 27 de junho com uma confraternização e retorna as suas atividades no dia 01 de agosto para retomar o processo da construção das histórias de rádio-teatro, que serão transmitidas pela Rádio Comunitária Campeche.

ATÉ LOGO: Último encontro com 1ª gravação da rádio-teatro, despedidas, e confraternização.

A oficina de teatro da Bilica é uma das ações do Projeto de Extensão Ceart/UDESC Núcleos comunitários de cultura – ano 8 coordenado pela Prof. Dra. Tereza Franzoni.